quarta-feira, 25 de março de 2009

A Origem do Design Gráfico

O ser humano sempre teve a necessidade de se comunicar de diferentes formas. Primeiramente a comunicação com elementos visuais, onde utilizavam o corpo para demonstrar aos demais seus estados de ânimo, desejos e inquietudes através de intenções, expressões e signos, que com o tempo adquiriram a condição de “linguagem”. Embora a linguagem falada seja o meio de comunicação mais direto, a linguagem visual tem grande peso nas relações comunicativas.
Um grande impulso do design gráfico ocorreu durante Revolução Industrial. Com o surgimento
das fábricas e a economia de mercado, ocorreu um grande deslocamento de pessoas às cidades para trabalhar, aumentando os comércios e o início da concorrência entre empresas. Com isso, surgiu e se desenvolveu uma nova técnica comercial, a publicidade, encarregada de transmitir aos consumidores mensagens específicas que lhes convencessem de que um produto específico era melhor que outros.
O desenvolvimento da publicidade trouxe em paralelo o design gráfico, em que havia necessidade de convencer o público das vantagens de um produto ou marca. E para isso, nada melhor que mensagens concisas, com desenhos cada vez mais elaborados. Não bastava apresentar mensagens virtuais belas, e sim, efetivas, tornando possível o grande avanço das técnicas de design e no aparecimento de profissionais dedicados exclusivamente a desenvolvê-las e colocá-las em prática. Foi no ano de 1922, que o designer de livros Willian Addison Dwiggins criou o termo “designer gráfico”.
Segundo Villas-Boas (1999), “Design Gráfico é a área de conhecimento e a prática profissional específica que tratam da organização formal de elementos visuais (tanto textuais quanto não-textuais) que compõem peças gráficas para reprodução, que são reproduzíveis e que têm um objetivo expressamente comunicacional.” (VILLAS-BOAS,1999, p.43).

Fonte: MORENO, Luciano. Introdução ao design gráfico; BOAS, André Villas. O que é e o que nunca foi design gráfico: The dub remix
Imagem: SERRA DA CAPIVARA: UM OLHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário